Dieta Low Carb – Para Iniciantes – Parte 1

Quem me conhece ou acompanha o Sonho Fitness sabe que antes de seguir qualquer tipo de mudança na minha alimentação eu sempre, pesquiso e estudo bastante sobre o assunto, pra saber se realmente serve pra mim e se é uma coisa segura a se fazer.

Com a Dieta Low Carb começou assim, já havia ouvido falar por muitas vezes sobre essa tal “dieta”, todo mundo envolvido nesse mundo saudável e fitness já pelo menos, ouviu falar nesse termo low carb.

O fato é que eu nunca dei muita bola, pois o nome me assustava, achava muito radical e acredito que isso acontece com muita gente. Antes mesmo de ler sobre o assunto mais a fundo, ou fogem do termo “dieta” ou “low carb”.

Para desmistificar o tema eu resolvi fazer várias postagens sobre o assunto, apenas baseadas nas minhas leituras e estudos e também na minha recente experiência, tendo em vista que aderi a essa abordagem recentemente.

O que é a Dieta Low Carb?

Muitas profissionais seguem o método de redução de calorias como protocolo para a perda de peso e algumas dessas abordagens sugerem a redução no consumo de gorduras. Porém vamos observar a evolução da especie humana para entender como essa abordagem não é a adequada quando o assunto é perda de peso e diminuição dos fatores de risco cardiovasculares, vamos ver o motivo.

O ser humano evoluiu como caçador e coletor, ou seja ele consumia o que estava disponível na natureza, através da caça e pesca, por exemplo. Nessa alimentação não estavam incluídos alimentos com amido, como massa ou pão. Só após a revolução industrial é que o açúcar e a farinha surgiram.

Nos anos 80, o mundo foi dominado pelo medo da gordura fazendo com que a industria tentando abocanhar essa fatia do mercado, lançassem produtos light’s, para suprir essa necessidade do público que estava correndo de alimentos gordurosos. No entanto, quando não comemos gordura, nosso corpo pede por carboidratos para se sentir cheio. Nessa mesma época aconteceu uma epidemia de obesidade e diabetes pelo mundo.

 A dieta Low Carb em simples palavras, é um plano de alimentação que consiste em um baixo consumo de carboidratos.

O que é carboidrato? Como se comporta no corpo?

Uma pessoa obesa não tolera a mesma quantidade de carboidratos que uma pessoa saudável.

Os macronutrientes: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais são nutrientes essenciais para vida. Mas, vamos iniciar falando sobre o carboidrato, a sua função primária é suprir a energia do corpo. Eles são a fonte de energia preferida pelo corpo e supre a quantidade suficiente de valor calórico para manter as funções vitais dos órgãos. Porém, eles não suprem toda a nutrição necessária para a manutenção da saúde a longo prazo.

Funcionamento dos carboidratos no corpo

  1. Quando você ingere o carboidrato, eles se quebram e viram açúcar. O sangue absorve o açúcar e o nível de glicose no sangue se eleva, isso aumenta a produção de insulina e do hormônio que armazena gordura.
  2. Quando a insulina, produzida pelos pâncreas, está em grande quantidade, isso evita a queima da gordura e os nutrientes que sobram são armazenados em células de gordura.
  3. Como os nutrientes foram armazenados, o corpo sente a falta desses nutrientes e o sangue manda a mensagem para fome e desejos por doces, gerando o consumo de mais carboidratos e mais desejo por doces, nos prendendo num ciclo vicioso de ganho de peso.

O baixo consumo de carboidratos resulta na baixa e estável glicose e baixas quantidades de insulina. Isso manda a mensagem ao corpo para iniciar o estágio de cetose, que é quando o corpo queima gordura para gerar energia. Isso gera a perda de gordura, especialmente, na área abdominal em pessoas obesas.

Por que limitar o consumo de carboidrato gera perda de peso?

Quando diminuímos a ingestão de carboidratos, há naturalmente uma redução da fome, o que fará com que você perca peso, sem precisar contar calorias ou comer pouco.

Como cada pessoa é diferente, em idade, gênero e objetivo, vamos dividir as quantidades de ingestão de carbos em 3 partes:

  • 100-150 gramas por dia – Essa é considerada uma ingestão moderada de carbos e é apropriada para uma pessoa magra e ativa e que quer apenas manter o peso. Carbos recomendados: Alguns vegetais; muitas frutas por dia e quantidades moderadas de alimentos com amido como batata e batata-doce.
  • 50-100 gramas por dia – Esse é o limite para quem quer perder peso sem muito esforço e é apropriado para quem tem sensibilidade a carbos. Carbos recomendados: Vegetais; até 3 porções de frutas por dia e quantidades minimas de alimentos com amido.
  • 20-50 gramas por dia – Essa quantidade é perfeita para quem quer perder peso rápido. É o limite recomendado para quem é obeso ou é diabético. Quando a ingestão de carboidrato é menor que 50 gramas por dia acontece a cetose. O corpo supre a energia do cerebro através das cetonas. Carbos recomendados: Vegetais Low Carb; alguns tipo de berries (frutas vermelhas) e algumas frutas, sementes e castanhas.

Bem, para inicio acho que está um bom resumo do que é a dieta low carb e qual o conceito por trás dessa “dieta”. Em breve trarei mais aspectos sobre ela e também receitas low carb e meu diário de alimentação low carb.

Você já conhecia a dieta low carb? Já fez alguma vez, deixa a resposta nos comentários!

Força, foco e fé sempre!

 

Carolina Rocha

Contadora por formação, apaixonada por vida saudável, música, animais e viciada em livros.