Dieta Dukan: a dieta da proteína

O livro Eu Não Consigo Emagrecer (Editora Ediouro), escrito pelo médico francês Pierre Dukan, especializado em Neurologia, traz a premissa de que “não basta perder peso – é preciso manter o resultado”. A maioria das pessoas que não tem resultado com dietas, são aquelas que focam em retornos de curto prazo, fazem dietas mirabolantes super rígidas e esquecem que o emagrecimento é pra vida, não adianta perder muito peso em poucos dias se você vai ganhar o dobro assim que sua dieta fracassar, pensando nisso a Dieta Dukan traz um plano de emagrecimento que consiste em 4 fases.

1ª FASE DE ATAQUE

2ª FASE DE INTERMEDIAÇÃO

3ª FASE DE CONSOLIDAÇÃO

4ª FASE DE ESTABILIZAÇÃO

 

FASE 1


 

A duração dessa fase depende da sua idade, do peso que você precisa perder e da quantidade de dietas que você já fez no passado. A fase de “ataque” dura em média 2 a 5 dias.

 

KGS PARA PERDER DURAÇÃO DA FASE 1
Menos de 4,5kgs 1 ou 2 dias
De 7kgs a 14kgs 3 a 5 dias
Mais de 18 kgs Não mais que 7 dias

Nessa fase, conhecida como “cetose” a pessoa poderá comer uma quantidade ilimitada de proteína para evitar sentir forme e ter desejos fora da dieta. As proteínas naturais que são permitidas na fase de Ataque: 68 proteínas animais, em quantidade ilimitada. Alguns exemplos:

– Carnes magras: vitela, boi, grelhadas ou assadas e sem qualquer gorduradieta da proteina1
– Miúdos: fígado, rins, língua de vitela e a ponta da língua do boi
– Todos os peixes, gordurosos, magros, brancos ou não, crus ou cozidos
– Todos os frutos do mar (conchas e crustáceos)
– Carnes brancas, como aves (com exceção do ganso e do pato) e coelho
– Presuntos magros, peito de peru, embutidos light
– Ovos
– Laticínios magros
– Água
– Adjuvantes: café, chá, infusões, vinagres, temperos, ervas, especiarias, pepino em conserva (para temperar), limão (mas não em bebida), sal e mostarda (com moderação)

Alguns estudos mostram que proteínas produzem um efeito de saciedade.

* O consumo de proteína na fase de ataque aumenta a velocidade da perda de peso ao liberar o excesso de água do seu corpo. A digestão de proteínas produz cetonas que são eliminadas na urina. É por isso que é imperativo que você beba 6 a 8 copos de água por dia. O farelo de aveia irá fornecer alguns carboidratos e fibras diárias que se ligam às calorias dos alimentos consumidos e limitam a sua absorção.

FASE 2


Nessa fase de “intermediação” são reintroduzidos os legumes com proteínas e vegetais e estabelece os 100 alimentos permitidos ilimitadas. O objetivo dessa fase é perda de peso constante até chegar ao seu verdadeiro peso. O efeito desejado nessa fase é perder gordura e manter a massa magra.

KGS PARA PERDER FASE 2
0,5kgs A cada 3 dias

Além das 68 proteínas permitidos na fase de ataque, você pode adicionar legumes. Os 100 alimentos permitidos que irão fornecer-lhe com vitaminas, minerais e fibras, graças à sua diversidade nutricional. Alguns alimentos liberados nessa nova fase:

– Tomate
– Pepino
– Rabanete
– Espinafre
– Aipo
– Erva-doce
– Todas as alfaces
– Acelga
– Berinjela
– Abobrinha
– Pimentão
– Cenoura
– Beterraba

Alternando ritmos adequado ao seu estilo de vida
A alternância é sempre composta pelo mesmo número exato de dias de proteínas puras (PP) e  dias de Proteínas com vegetais (PV). Por exemplo: 1PV/1PP significa um dia de proteínas e vegetais, seguido por 1 dia de proteína pura e assim por diante. Se você está estiver estagnado, você pode usar uma alternância superior, como 2PV/2PP, 3PV/3PP, 4PV/4PP ou 5PV/5PP. A 5PV/5PP é especialmente recomendado para pessoas que têm muito peso a perder.

Prescrição de atividade física
Na fase de “intermediação”são recomendados 30 minutos de caminhada rápida para ajudar a maximizar a perda de peso.

FASE 3


A fase de consolidação marca o fim das fases de perda de peso após a fase de intermediação, e mantém a base de proteínas e vegetais, além de uma reintrodução gradual dos alimentos. O objetivo da fase de consolidação é preservar e manter o seu verdadeiro peso atingido no final da fase de intermediação.

Fase de consolidação: uma dieta transitória para a prevenir o rebote de ganho de peso

Esta terceira fase da Dieta Dukan marca a transição entre a rigorosa lista de alimentos e espontaneidade. A fase de consolidação dura cinco dias para cada 0,5 kilo perdido, e corresponde ao tempo durante o qual o seu corpo ainda é vulnerável a se recuperar da perda de peso. A conclusão da fase irá garantir que você vai manter sua perda de peso.

Escada Nutricional: a reintrodução de alimentos de divertimento em quantidades limitadas

Os sete degraus da escada nutricional mostram claramente como a fase de consolidação da Dieta Dukan vai se tornar seu novo plano de alimentação saudável e, passo a passo, vai se tornar um hábito para toda a vida.

Base: a primeira e segunda etapas são representadas pelos ilimitados 100 alimentos permitidos (proteínas e legumes), além de uma porção de cordeiro e porco assado semanal. Você agora estará autorizado a utilizar presunto cozido, e não se limitam a carnes magras.

Adicione os seguintes alimentos a esta base em ordem crescente:

Adições no primeiro semestre de Consolidação Adições no segundo semestre de Consolidação
1 porção de fruta todos os dias * 2 porções de frutas todos os dias *
2 fatias de pão integral por dia 2 fatias de pão integral por dia
1 porção de queijo (40g) 1 porção de queijo (40g)
1 porção (1 xicara – cozido) de alimentos ricos em amido cada semana 2 porções (1 xicara – cozido) de alimentos ricos em amido cada semana
1 refeição de gala por semana ** 2 refeições de gala por semana **

* Excluindo bananas, uvas, figos e cerejas.
** Uma Refeição de gala inclui um aperitivo, um prato principal, uma sobremesa e um copo de vinho. Você só pode ter uma porção de cada item.

Proteína Pura toda quinta-feira e atividade física semanal
Proteína Pura(PP) toda quinta-feira, é a sua apólice de seguro para manter o seu verdadeiro peso. Não pule esta regra ou você pode enfrentar o rebote de ganho de peso. Também certifique-se de manter a atividade física – dar um passeio por 25 minutos diariamente.

A fase de consolidação da Dieta Dukan é uma das mais importantes das 4 fases, que vão ajudar você a manter seu verdadeiro peso permanentemente.

FASE 4


Fase de estabilização: Crucial para a manutenção do peso a longo prazo

Para Pierre Dukan, o fracasso atual na luta contra a obesidade está em grande parte ligada à ausência da estabilização na perda de peso. A dieta Dukan enfatiza a importância da Estabilização Permanente depois da perda de peso.

Os princípios da fase de estabilização

A fase de estabilização da Dieta Dukan é a quarta e última fase; que ajuda a estabilizar o verdadeiro peso para o resto da vida. Pierre Dukan introduziu a fase de estabilização em 1999, em seu best-seller francês intitulado “Eu Não Consigo Emagrecer“.

Para manter a perda de peso, três regras simples devem ser seguidas, mas não negociáveis:

1. Consumir 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia.

2. Escolha as escadas sempre que possível.

3. Ter uma proteína pura quinta-feira, ou seja, menu da 1ª fase de ataque.

Em teoria, não existem mais alimentos proibidos na fase de estabilização; você pode comer o que quiser e, na prática, a sua nova maneira de comer deve ser controlada de modo que você não recupere o peso perdido. A Escada Nutricionais deve ser a base para esta fase.

Espero que tenham gostado da Dieta Dukan, a primeira fase é a fase mais difícil e perigosa pois é fundamental que o aumento da ingestão de água seja levado à sério. Ou você correrá sérios riscos de saúde, sobrecarregando o seu rim, portanto leve tudo muito à sério.

Para receitas dukan, indico esse livro com mais de 300 receitas:

Carolina Rocha

Contadora por formação, apaixonada por vida saudável, música, animais e viciada em livros.