30 razões inquestionáveis para você tirar açúcar da sua vida para sempre

Estamos vivendo num mundo em que pessoas jovens estão morrendo todos os dias, por doenças que antes só acometiam pessoas mais idosas.

E a única relação que vemos é o estilo de vida e a alimentação que com o passar dos anos foi mudando, a tecnologia nos fez percorrer distâncias menores e passar muito menos tempo em movimento e a indústria alimentícia nos apresenta cada dia alguma substância comestível como se fosse comida de verdade.

E então até quando vamos nos deixar levar?

Até quando vamos negligenciar nossa saúde?

Conheça 30 razões pelas quais o açúcar é ruim para você:

1. Açúcar expulsa a nutrição dos alimentos

Costumam dizer que açúcar são calorias vazias mas isso não explica a ameaça real. Por comer quantidades altas de açúcar e altas de carboidratos de comidas ruins, nós expulsamos a nutrição. Há nutrição zero em açúcar e comidas com altas quantidades de carboidratos como batata frita, frituras em geral, hambúrguer, bolos e pizza. Comidas ruins (junk food) negligenciam a nutrição e esse é o problema. Somos a geração mais superalimentada e desnutrida da história.

2. Açúcar causa resistência a insulina

Uma dieta alta em açúcar e carboidratos leva a uma liberação constante de insulina. Esse alto nível de circulação de insulina eventualmente causa a resistência à insulina o que leva a pré-diabetes e diabetes tipo 2.

3. Açúcar é a maior causa da obesidade

Açúcar conduz a insulina que é nosso hormônio de armazenamento de gordura. Frutose (metade do açúcar) não afeta nossa saciedade e então nós não recebemos o sinal de saciedade e continuamos a comer/beber além do que seria necessário.

Açúcar pode ser viciante em muitas pessoas que continuarão comendo e estimulando seu próprio apetite com cargas cada vez maiores de açúcar. Frutose especialmente é mais doce e barato que açúcar e não regula a fome, então comemos mais – uma receita para o ganho de peso.

4. Açúcar, não gordura, causa doenças cardíacas

Muito açúcar está conectado a doenças cardíacas fatais, mesmo naqueles que não são obesos. Açúcar não está somente nos fazendo obesos, mas também doentes – independente se você é magro ou obeso.

5. Açúcar, não gordura, muda o tipo de colesterol que temos

Não há provas significativas que gordura saturada aumenta o risco de doença cardíaca. Uma dieta alta em açúcar em carboidratos irá diminuir o seu HDL (colesterol bom) e fará seu HDL (colesterol ruim) menor, oxidado e denso.

Comendo uma dieta com muito açúcar e muito carboidrato irá aumentar seu triglicérides que é o melhor preditor de doença cardíaca assim como o colesterol total.

6. Açúcar provoca cárie dentária 

Todo mundo sabe que as bactérias em nossa boca amam açúcar, doces, balas e refrigerante, mas você sabia que qualquer amido pode começar isso? Pão, batata e arroz, por exemplo. E o sobre a acidez do refrigerante e do suco quebram o esmalte dos dentes? Cárie dentária e remoção de dentes são a razão número 1 da admissão de crianças em dentistas.

7. Frutose no açúcar provoca doença hepática Não Alcoólica 

Frutose encontrada no açúcar, fruta, agave e xarope de milho com altas quantidades de frutose é principalmente metabolizado no fígado, onde é transformado diretamente em gordura.

Isso pode ser armazenado como glicogênio mas se seu estoque de glicogênio está cheio (o que acontece sempre numa dieta alta em carboidratos), gordura no fígado é o resultado.

Comer a fruta não é um problema, porque a fibra da fruta te deixa cheio, então você não consegue se empaturrar. Suco de fruta entretanto, onde toda a fibra é removida, então um copo de suco de laranja, por exemplo não é o mesmo que comer 6 laranjas, é o mesmo que o açúcar de 6 laranjas.

“Não há necessidade biológica de frutose.”  Jornal Americano Clínico de Nutrição.

Livre-se da perigosa gordura visceral (gordura abdominal) e faça um favor à seu fígado. Doença Hepática Não Alcoólica é a doença mais comum nos países desenvolvidos.

8. Açúcar é a maior causa do diabetes tipo 2 

A resistência a insulina é o precursor do desenvolvimento pré-diabetes e então diabetes tipo 2 (não deve ser confundido com o tipo 1). Se qualquer um que você conheça foi diagnosticado como pré-diabético ou tipo 2, faça-os reavaliar seriamente a ingestão de açúcar e carboidratos.

9. Açúcar está conectado ao câncer 

Múltiplos estudos tem mostrado o açúcar e níveis altos de insulina estão associados com insulina como fator de crescimento que pode “aumentar a proliferação de células tumorais” e pode interferir na terapia de câncer.

10. Açúcar está conectado a Doença de Alzheimer

Muitos chamam Alzheimer de diabetes tipo 3. “Nós concluímos que o termo “diabetes tipo 3” reflete com precisão o fato de DA representa uma forma de diabetes que seletivamente envolve o cérebro.

11. Açúcar nos deixa famintos

Açúcar causa o lançamento da insulina e a insulina bloqueia a leptina no cérebro que é o seu  hormônio da fome. Se seu cérebro não conhece um aumento da leptina, então ele permanece com faminto. Isso eventualmente leva a resistência à insulina.

12. Açúcar pode suprimir seu sistema imunológico

O açúcar não só reduz a habilidade de nosso corpo lutar contra infecções, como também esgota os nutrientes essenciais em nosso corpo necessários para um sistema imunológico saudável.

13. Açúcar causa depressão

Aqui está uma conexão direta entre açúcar no sangue e humor, especialmente picos e baixas de açúcar no sangue.  Quanto mais irregular o açúcar no sangue, mais irregular seu humor. E por viver com uma dieta alta em açúcar e baixa em nutrientes, você não terá os aminoácidos essenciais e vitaminas necessárias para ajudar seu humor.

14. Açúcar afeta sua flora intestinal

E sua flora intestinal impacta em sua imunidade, serotonina (hormônio da felicidade), alergias, função intestina e função metabólica só citar alguns. Cuidar de sua flora intestinal não é enfatizar o bastante. Nossa flora impacta em tantas áreas da nossa saúde e bem-estar.

15. Açúcar pode levar a deficiência de minerais 

Cromo, cobre, zinco e magnésio são todos esgotados através do metabolismo do açúcar.

16. Açúcar pode causar degeneração macular (ótica) 

Não somente o açúcar diminui a saúde dos pequenos vasos sanguíneos, como uma dieta alta em açúcar é baixa em antioxidantes naturais e vitaminas requeridas para a saúde da retina.

17. Açúcar causa rugas 

Isso sozinho deveria colocar o açúcar pra fora da sua vida!

Açúcar no sangue junta-se a proteínas e provoca glicação avançada em produtos finais AGE. Isso ataca as fibras de elastina e colágeno, que fazem sua pele ficar mais flexível.

18. Açúcar causa inflamação 

Inflamação de baixo grau está relacionado com artrite, doenças cardiovasculares, degeneração macular, aterosclerose e demência vascular.

19. Açúcar pode afetar o QI de crianças

Há evidências que uma dieta pobre associada com comida processada logo no início da infância pode ser associada a reduções de QI mais tarde na infância, enquanto uma dieta saudável, associada com altas ingestões de alimentos ricos em nutrientes pode ser associado a pequenos aumentos no QI.

20. Açúcar causa síndrome metabólica 

Síndrome metabólica (hipertensão, obesidade, dislipidemia e resistência a insulina) resulta num estado inflamatório que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Síndrome metabólica também está associada com síndrome do ovário policístico(SOP), cálculos biliares, gordura no fígado, proteína na urina e apneia do sono.

21. Açúcar pode causar osteoporose

Beber bebidas açucaradas causa o aumento da excreção de cálcio e a perda de cálcio no corpo leva a ossos fracos que aumenta o risco de osteoporose.

22. Açúcar pode causar catarata 

Controle pobre de açúcar no sangue enfraquece as membranas das células e causa danos oxidativos às lentes. Bom controle de açúcar no sangue, por outro lado, fortalece as defesas antioxidantes e protege as membranas celulares de vazamentos.

23. Açúcar pode causa estresse oxidativo e produção de radicais livres 

Estresse oxidativo é conhecido como o precursor de mais de 200 doenças relacionadas à idade, por isso é imperativo que se reduza ele. Oxidação é comparada à ferrugem dentro de nós ou quando a maçã fica marrom.

Manchas da idade, manchas no fígado ou degeneração macular (ocular) são muitas vezes sinais de estresse oxidativo. Corte açúcar e coma uma dieta rica de nutrientes e antioxidantes. Estresse oxidativo pode induzir à hipertensão e doença vascular periférica.

24. Açúcar pode causar a produção de estrogênio em homens

Peitos masculinos irão crescer! Especialmente em garotos como nunca antes foi visto.

25. Açúcar causa doença renal 

O alto nível de açúcar no sangue é um importante fator de risco para a doença renal. Açúcar danifica os vasos microvasculares nos rins que afetam a habilidade dos rins excretarem resíduos prejudiciais, pressão sanguínea, sal, minerais, proteína e fluídos.

26. Açúcar causa pressão sanguínea alta 

Por muito tempo sal foi culpado por aumentar a pressão sanguínea mas em fato os cristais brancos é quem são culpados. “Açúcar está mais fortemente associado a hipertensão e risco cardiometabolico.” Jornal Cardiológico Open Heart

27. Açúcar promove acne 

Açúcar aumenta o sebo(óleo) facial, açúcar promove inflamação, açúcar reduz nossa imunidade, açúcar agrava a acne hormonal. Sua pele irá pagar um preço pela sua dieta alta em açúcar.

28. Açúcar pode agravar o eczema

Uma dieta pobre pode causar redução imunológica, crescimento de bactérias no intestino e inflamação, tudo isso pode causar o agravamento de eczema e outras condições de pele. Muitas vezes uma dieta baixa em açúcar pode ser prescrita.

29. Açúcar pode afetar a fertilidade 

Problemas com ovulação podem estar relacionados com a SOP (Síndrome do Ovário Policístico). Mulheres com SOP muitas vezes tem problemas com açúcar e regulação de insulina pode melhorar com uma dieta com baixo teor de açúcar.

SOP está diretamente conectado à resistência de insulina e desequilíbrios hormonais.

30. Açúcar causa problemas de ereção em homens 

Desculpe mas é verdade. Um controle pobre de açúcar no sangue causa danos microvasculares. Açúcar afeta a habilidade no fluxo de sangue, nervais e danos hormonais. Tudo isso é comum a DE (Disfunção Erétil).

O que é mais importante, é que se um homem está sofrendo com DE esse pode ser apenas o primeiro sinal de que alguma coisa seriamente errada está ocorrendo. É hora de ir a um médico para exames.

Então ao desistir do açúcar, está garantido que estamos evitando tudo o que foi dito acima? Talvez não, mas veja estaremos nos prevenindo.
Se há centenas de problemas associados ao açúcar, queremos eliminá-los o máximo que pudermos.

Não há nenhuma desvantagem em desistir do açúcar, nenhuma complicação, então porque não?! É tudo uma questão de escolha. Se você escolhe comer açúcar, você terá os altos riscos acima. Nossa saúde é determinado por nossa responsabilidade pessoal.

Para quem acha que é impossível viver sem açúcar, aqui vai uma indicação de livro que vai te mostrar o contrário:

Sem Açúcar! Um Plano Para Emagrecer e Mudar Sua Vida

 

Espero que essa lista tenha te ajudado, compartilhe com sua família e amigos!



Carolina Rocha

Contadora por formação, apaixonada por vida saudável, música, animais e viciada em livros.