30 dias de Dieta Slow Carb

Livro do Timothy Ferris, 4 Horas para o Corpo

Há aproximadamente 40 dias atrás eu estava em casa procurando no meu celular, por ebook’s baixados, escolhendo um para ler, e por sorte eu tinha baixado uma semana antes o livro 4 Horas Para o Corpo do Timothy Ferriss, o mesmo autor do livro Trabalhe 4 Horas por Semana.

Então, ao abrir o ebook do livro do Tim Ferriss, o capitulo de como perder 9kgs de gordura em apenas 30 dias me chamou atenção, principalmente porque o Tim fala no livro que não é necessário você ler o livro todo, apenas o capitulo que lhe interessa, tendo em vista que tem capítulos sobre ganhar massa muscular, aumentar força física e perder gordura(esse último assunto é o que me interessava no momento).

Lendo com bastante cautela já que sou extremamente aversa a “dietas da moda”, isso porque na minha adolescência eu já tentei todos esses tipos de dieta e vi que realmente não valem a pena, é um esforço de 1 semana(tempo em que você consegue seguir a tal dieta) e depois você vê todo o peso perdido naquela semana perdida voltar em dobro, quando você não consegue segurar todas aquelas restrições e a fome que te assola todo o tempo.

Bem, o livro trata sobre a Slow Carb Diet, que em tradução livre é Dieta de Carboidrato Lento, que se refere aos carboidratos complexos de ingestão lenta. Só que ele não traz apenas teorias, ele traz dados, números, testes, exames e tudo o que uma pessoa cética pode precisar para acreditar que realmente funciona e o melhor de tudo é que o esforço de 6 dias na semana seriam recompensados por 1 dia do lixo, como é conhecido o dia em que você pode comer tudo o que quiser, sem restrição de quantidades e nem “qualidade”.

A dieta do livro tem apenas 5 regras a serem seguidas e o fato de ele mostrar exatamente quais alimentos você deve comer facilita muito o processo de montagem do cardápio. As 5 regras são:

  1. Evite carboidratos brancos, inclusive integrais
  2. Repita as mesmas refeições por várias vezes
  3. Não beba calorias
  4. Não coma frutas
  5. Tire um dia de folga 1 vez por semana

O livro ganhou a minha confiança e então resolvi fazer essa dieta por 30 dias e verificar a veracidade dos fatos citados por ele no livro e após a decisão de seguir a dieta, escolhi o dia 28/03 como o dia em que começaria a testar essa dieta. O dia escolhido foi estratégico, tendo em vista que no dia anterior a ele eu iria a um aniversário infantil, e comeria tudo o que ficaria sem comer por pelo menos 30 dias.

Após começar a dieta, os primeiros 2 dias, foram os mais difíceis, senti uma mudança brusca, pois tive que comer lentilha e carne no café da manhã, aumentar a quantidade de ovos consumidas e ainda tive que me acostumar a comer abacate, por exemplo. Um ponto negativo foi a vontade de comer carboidratos que me deixou mal humorada, foi realmente difícil para mim, mas me consolava saber que no sábado, 6º dia, eu estava liberada para comer tudo o que eu quisesse. E assim o fiz, sempre que eu sentia vontade de comer alguma coisa que não era permitida na dieta, eu listava em minha mente que era exatamente o que comeria no meu dia do lixo e assim, os desejos foram sendo suportáveis.

Na manhã do meu primeiro dia do lixo, após me pesar e fazer minhas medidas para calcular meu percentual de gordura, sendo que eu também as tinha feito na segunda feira primeiro dia em que iniciei a dieta. Fiquei realmente espantada com o resultado pois a balança me dizia que eu tinha perdido 4 kgs em apenas 6 dias, e 3% no meu percentual de gordura.

Veja na foto que tirei e avalie a diferença:

Nos outros 24 dias em que a dieta se seguiu, peguei o ritmo e realmente foi fácil, os carboidratos brancos não me faziam falta, pois todo sábado eu estava liberada a comer tudo o que me desse na telha.

Ao fim dos 30 dias, cheguei a conclusão que essa foi a melhor dieta que já fiz na vida, eu percebi que foi a única na minha vida em que segui estritamente sem comer nada fora das regras e isso me fez perder um total de 6 kgs de gordura e baixar meu percentual de gordura em 4%.

A Dieta Slow Carb foi apenas uma forma de maximizar minha perda de gordura e mudar meus hábitos. Pois, assim como essa dieta me fez ver que consigo ser consistente, ela também me mostrou a influência negativa que os carboidratos tem em nosso humor, fisiologia e estado físico. Claro que não vou abolir carboidratos da minha vida, mas sei que posso viver com metade do que consumia antes de iniciar essa dieta.

Eu postei quase que diariamente minha alimentação nesses 30 dias no meu Instagram quem quiser dar uma olhada aqui.

Fico por aqui, queria apenas compartilhar essa experiência positiva que mais uma vez livros tem me proporcionado.

About Carolina Rocha 45 Articles
Contadora por formação, apaixonada por vida saudável, música, animais e viciada em livros.